A consulta ao Vade Mecum é permitida somente na 2ª fase da OAB. Saber dominar a utilização dele impactará positivamente sua nota final. Afinal, ele será seu único aliado no dia da prova. Com um bom material, você poderá fazer uma melhor gestão de tempo e associar temas para responder às questões.
As marcações no Vade Mecum auxiliam o candidato na hora da prova e também em sua preparação para o Exame. Dependendo do modelo do material, ele já apresenta divisões que indicam diferentes legislações. Mas elas podem não ser suficientes para a sua aprovação.
Por isso, indicamos a seguir algumas maneiras de realizar marcações no Vade Mecum:
Em primeiro lugar utilize uma edição atualizada. Atualizações legislativas e súmulas que saíram até a data de publicação do edital da prova podem ser cobradas e você não vai querer perder tempo procurando algo que não está em seu código.
As marcações no Vade Mecum facilitam a estruturação da peça e a resolução das questões dissertativas. Quando feitas de forma correta, ajudam o candidato a otimizar o tempo na hora da prova. Por isso, você deve conhecer as regras do edital para saber como fazer as marcações corretamente:
Basicamente, você pode marcar seu material com clipes de cores diferentes e separadores industriais.
Além disso, pode utilizar marca-textos, canetas e lápis para sublinhar e marcar trechos.
Também fazer remissões diretas (que indicam somente o dispositivo legal) abaixo dos artigos relacionados.
Utilize clipes, muitas cores, mas NÃO USE POST-IT, pois estes são proibidos!
As marcações no Vade Mecum contribuem para um bom desempenho do candidato, seja na preparação (até mesmo para a 1ª fase), seja na hora da prova.